Pesquisa de mercado
Se você tomou a decisão de criar um grupo pago, provavelmente você já tem alguma ideia sobre o que gostaria de falar, e isso é ótimo. Para ter sucesso no seu grupo pago, é fundamental que ele aborde um tema que você se identifica e domina.
Muita vezes os temas podem ser abrangentes demais, por isso é importante olhar para o mercado e entender onde existem oportunidades e focar sua estratégia alí. Aqui vamos te ajudar a identificar o que chamamos de nicho de mercado.
O que é nicho de mercado?
Um nicho de mercado é uma pequena parte de um mercado maior. Ele tem suas próprias necessidades que diferem do mercado maior. O nicho de mercado te possibilita criar uma história de sucesso para o seu produto que é específica para o seu nicho.
Por exemplo, o mercado de comércio digital é enorme, mas existem nichos de mercado para produtos físicos e produtos digitais que incluem diferentes plataformas com base nas necessidades do cliente.
O nicho de mercado se destaca entre outros devido aos seguintes fatores:
área geográfica;
estilo de vida;
profissão;
estilo;
cultura;
atividade ou hábitos;
comportamento;
demografia.
Como encontrar nichos de mercado?
Não existe uma fórmula absoluta, encontrar um nicho de mercado é mais como um processo de pesquisa e avaliação. Montamos um pequeno passo a passo que pode te ajudar nesse processo:
1.Liste ideias a partir dos seus interesses, conhecimentos e experiências
Recomendamos pensar em possíveis ideias a partir de coisas relacionadas a "você", uma atividade feita por prazer (o famoso hobby) ou interesses. As que estão relacionadas a você geralmente são aquelas com as quais você está mais familiarizado.
Por exemplo:
Tópicos que você gosta de conversar com outras pessoas
Livros que você gosta de ler
Atividades de lazer que gosto de praticar no meu tempo livre
Seus problemas recentes
A experiência especial que você teve
Sua ocupação
Amigos gostam de fazer perguntas que você faz
Para facilitar essa análise, preparamos um template para você fazer esse exercício:

2. Identifique nichos de mercado
Ao escolher um nicho de mercado, ter um público e tema específico é importante. Embora você possa escolher escrever sobre algo que lhe interessa, como mencionamos acima, seu conteúdo precisa ser relevante para o potencial cliente. Por exemplo, se você mantém uma estratégia de conteúdo no blog sobre o seu produto ou serviço, com muitos conteúdos, mas o usuário não encontra as informações necessárias, é possível que abandone a página.Após uma experiência desagradável no site, 88% dos consumidores não retornam ao site. Para a sua referência, existem vários temas. Veja exemplos de nicho de mercado:
- Gestão financeira: gastos pessoais, estudantes, ações, imobiliário;
- Viagem: doméstica, estrangeira, ilhas;
- Vida: estilo de vida, utensílios de cozinha, móveis;
- Educação: compartilhamento de notas, papelaria, experiência dos pais, suprimentos para crianças;
- Alimentos: regiões, receitas, habilidades culinárias
- Moda: beleza, penteado, roupas, sapatos e bolsas;
- Saúde: fitness, emagrecimento, preservação da saúde, cuidados com a saúde, yoga;
- Relacionamento: interpessoal, amizade, amoroso;
- Hobbies: pesca, caminhada, acampamento, fotografia, pintura.
Portanto, listar os mercados nos quais está interessado o ajudará a encontrar nichos de mercado. Além da segmentação da tabela acima, o uso de mapas mentais pode tornar mais fácil e claro classificá-los.
3. Pesquise sobre o mercado
Uma vez que você definiu os mercados do seu interesse, é interessante fazer uma análise mais profunda sobre ele:- Quem é referência nesse mercado
- Quais são as principais tendências de mercado
- Existem demandas não atendidas? Quais são elas?
- Já existem pessoas ou empresas que atendem essas demandas?
4. Pesquise seus concorrentes
Depois de mapear pessoas ou empresas que já atuam nesse mercado, você conseguiu identificar seus potenciais concorrentes.Um pouco de competição é um bom começo. Reserve algum tempo para encontrar o mesmo tipo de conteúdo no Google e veja o que seus concorrentes fazem, o tipo de conteúdo que produzem e a forma como promovem o produto. Com base nisso, você pode estudar o que fazer de diferente ou como melhorar.- Que tipo de conteúdo você cria?
- A qualidade do conteúdo é alta ou baixa, seu conteúdo pode vencê-lo?
- O conteúdo é produzido regularmente?
- As características do público-alvo são exatamente iguais às suas?
- Como é a interação com o público?

5. Faça uma pesquisa de palavras-chave
As ideias que vieram à mente até agora são hipóteses. Para entender se são viáveis ou não, precisamos fazer uma análisa mais profunda dos dados.A pesquisa de palavras-chave é uma boa maneira de observar a popularidade da pesquisa e existem duas ferramentas gratuitas que você pode usar:Google Trends: usado principalmente para observar tendências de pesquisa, listar palavras-chave relacionadas ao nicho de mercado. Entre na barra de pesquisa e observe se o número de pesquisas está aumentando ou diminuindo.Ubersuggest: é uma ferramenta online gratuita frequentemente usada em pesquisas de SEO. Ele fornece volume de pesquisa mensal de palavras-chave, análise de dificuldade, lance por clique (CPC) e sugestões de palavras-chave.6. O que você oferece de valor
Quando as pessoas têm problemas, é comum que procurem informações que possam ajudá-las a resolver a situação ou suprir uma necessidade. 91% dos consumidores são mais propensos a comprar com marcas que oferecem ofertas específicas e relevantes para eles.Ainda no exemplo de conteúdo, não importa o quão bonito seja o seu design, se a qualidade não for boa o suficiente, ele poderá ser abandonado em poucos segundos. Então como você pode agregar valor ? É muito simples. Você pode pensar desta forma: Ao desenvolver esse conteúdo, qual problema você pode resolver? Ou seja, quais habilidades você possui que podem ajudar outras pessoasPense nisso, se você quer organizar a sua rotina, o que você colocaria na barra de pesquisa? A resposta pode ser "como criar uma rotina de estudos, como organizar rotina de trabalho, como organizar a rotina semanal", então o que eles querem encontrar? Deve conter por exemplo, informações sobre métodos de organização, organizar por prioridade, aplicativos. Se você puder fornecer as informações de que eles precisam, poderá alcançar suas expectativas.Resumindo, fornecer os serviços que você pode fornecer para ajudar outras pessoas , informações valiosas, classificação de malas preguiçosas ou consultoria, etc. são todos serviços que podem ser fornecidos e, ao mesmo tempo, também podem aumentar a confiança de sua marca e valor.7. Valide nicho de mercado e teste a ideia
A maneira mais fácil de testar sua ideia é usar a Metodologia Lean. Sua essência é gastar o mínimo de recursos (no nosso caso, dinheiro e tempo) em cada etapa para entender a viabilidade do modelo de negócio escolhido. Como base, é utilizado o produto mínimo viável, que no caso será o material de apoio para promover o seu grupo: - um perfil no instagram para divulgar o seu trabalho;
- ebooks ou outros materiais que vão despertar o interesse da sua audiência;
- página de vendas que revela a essência da oferta (produto ou serviço);