Cronograma

Um dos segredos do sucesso de um bom grupo online é o seu cronograma, isto é, o planejamento e a organização de um plano de conteúdo que seja adequado e que desperte o interesse do público. O planejamento é um fator muito pessoal porque cada criador tem tempos e temas diferentes, por isso, nós separamos algumas dicas que costumam orientar os administradores nesse primeiro momento. Agora que você já tem uma visão melhor sobre o seu conteúdo, dinâmicas e materiais para incluir, podemos pensar no cronograma do seu grupo. Mas como criar um cronograma eficiente?

1. Divida o conteúdo em módulos

Você está satisfeito com o assunto e a duração do seu grupo? Então é hora de criar o índice que norteará todo conteúdo. É necessário determinar se o seu curso é básico, intermediário ou avançado, isso ajudará a determinar qual o conteúdo mais adequado para o tipo de público que estará cursando.Tente separar os conteúdos em módulos diferentes. Este formato pode ajudar a sua comunidade a organizar melhor e absorver gradualmente o conteúdo. Lembre-se também que o conteúdo precisa ser distribuído de forma linear e organizada para que os alunos possam acompanhar o raciocínio.

2. Determine a duração do grupo

Nesta etapa, você vai organizar o calendário do seu curso. Pense em quantas vezes por semana e em quais dias e horários o seu conteúdo será compartilhado. Lembre-se de deixar a sua comunidade à vontade e com tempo hábil para consumir o seu conteúdo e para tirar dúvidas. Organizar um curso complexo, mas com muitas aulas seguidas, pode deixá-los exaustos.Por outro lado, se o tema do seu curso for mais básico e se o tempo de duração for curto, você pode apresentar todo o conteúdo de uma vez só, em uma data e um horário específicos.

3. Inclua as dinâmicas e materiais de apoio

Durante o preparo do cronograma do seu curso online, não deixe de elaborar exercícios e materiais de apoio, que podem ser oferecidos ao final de cada aula. A melhor forma de os seus alunos memorizarem o conteúdo é por meio da prática. Você também pode sugerir a leitura de materiais complementares, por exemplo.


4. Mantenha contato com os seus alunos

Por fim, organize o seu cronograma de forma que você esteja disposto para conversar com os participantes em momentos diferentes do curso. Se for possível, organize dias e horários que sejam específicos para tirar dúvidas e responder comentários.